Teatro

"Reich Parta!"

Teatro Fórum Boticas

Sáb | 27 Abr 2024 | 21:30
Mirandela | Grande Auditório Centro Cultural


XIV Mostra de Teatro do Douro

Sinopse:

“Reich Parta!” apresenta 8 dos 24 textos que inicialmente compunham a peça Terror e Miséria do Terceiro Reich, que o dramaturgo alemão Bertolt Brecht escreveu, com a colaboração da sua assistente Margarete Steffin, nos anos em que esteve exilado na Dinamarca (1935-1938). Fê-lo a partir de notícias de jornais e de testemunhos que lhe chegaram diretamente da Alemanha. 

É inegável o propósito do autor de refletir sobre a situação político e social do seu país. Em tom irónico e bem-humorado, traz-nos uma reflexão sobre a ascensão do nazismo na Alemanha, fazendo desfilar perante o espectador uma série de retratos da vida quotidiana da Alemanha desde que Hitler foi nomeado chanceler, em 1933, até às vésperas da Segunda Guerra Mundial.  Mostra-nos como as pessoas se vergam perante a pressão e o medo e como a vida em condições de ditadura é feita de suspeitas, denúncias, desconfianças, medo, traição, cobardia. E também de heroísmo, felizmente.

“Reich Parta” traz-nos personagens que se contorcem em pequenas traições quotidianas aos vizinhos, aos colegas, à própria família e a si próprios, fornecendo assim o cimento com que um louco ou um grupo de loucos edifica o grande terror que acaba por desabar sobre eles e sobre todos os outros. Nestes textos, o Homem é apresentado como objeto de análise e não como algo que já é conhecido e imutável.

Manda a razão que o Terceiro Reich fique definitivamente enterrado na História. Daí, este nosso Reich Parta!  O Mundo pode precisar de muita coisa, mas não precisa de ditaduras e de guerras.

 

Ficha Técnica: 

Direção e Encenação:

Hermínio Fernandes

Autor:

Bertold Brecht

Elenco:

Sara Mota Gonçalves, Tiago Vilela, André Gomes, Damásio Silva, Paulo Pires, Maria de Deus Barroso, Ana Marina Pereira, Lúcia Moreno, Filipa Sacras, Joana Freitas, Alice Gomes, Graça Inácio, Paula Mota

Cenografia:

Paulo Pires, André Gomes e

Tiago Vilela

Figurinos:

Graça Inácio

Som e Luz

Flávia Lombardi e

Patrocínia Amendoeira

Música Original:

Alberto A. Miranda

Duração

90 minutos

 

Breve História do Grupo de Teatro:

 O Teatro Fórum Boticas nasceu em 2008, com o espetáculo “Avarias”, construído a partir de textos de Abel Neves, Alexandre O’Neill, José Carlos Dias e Miguel Torga. Desde aí apresentou “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shahespeare (2009), “O Inspetor Geral”, de Nikolai Gogol (2010), “Dona Rosinha, a Solteira”, de Federico Garcia Lorca (2011), “VIP-TB”, de José Carlos Dias, Anton Tchekov, José Régio e António Gedeão (2012), “Além as Estrelas” são a “Nossa Casa”, de Abel Neves (2013) e “Só Visto”, de José Moreno Arenas (2013). Preparou “Carai valha-me Deus”, de José Carlos Barros, escritor nascido em Boticas para 2015 mas cujo sucesso permite que ainda hoje se mantenha em cena. O clássico da Disney “Alice, no país das Maravilhas” chegou aos palcos em 2017 e já em 2018 a adaptação do clássico de Aristófantes, “Lisístrata”. Em 2019 produziu “Quem levou teus trinta ramos” e agora chega ao palco uma adaptação muito atual do clássico de Bertold Brecht “Terror e Miséria do Terceiro Reich” que intitulou de “Reich Parta!”.

A principal preocupação deste coletivo não profissional tem sido a de apresentar textos de qualidade, tenham eles autores clássicos ou contemporâneos, desde que os mesmos se lhes afigurem interessantes de conteúdo e simultaneamente capazes de divertir públicos pouco habituados a ver teatro.

 

Participação na Mostra de Teatro do Douro

 2014 (Pinhão) – “Só Visto”

2015 (Santa Marta de Penaguião) – “Carai, valha-me Deus”

2016 (Mesão Frio) – “Carai, valha-me Deus”

2017 (Santa Marta de Penaguião) – “Alice, no País das MAravilhas”

2018 (Régua) – “Carai, valha-me Deus”

2019 (Santa Marta de Penaguião) – “Lisístrata, a Greve do Sexo”

2022 (Santa Marta de Penaguião) – “Quem levou teus trinta ramos?”

2024 (Mirandela) – “Reich Parta!”


Voltar Site OficialM/12Preço: N/A